Bailarina a 360º

Francisca Marques, natural da Póvoa de Varzim, tem 21 anos. É descrita como uma jovem bastante extrovertida. É apaixonada pela sua família. Ama o mar, a praia, o sol. Gosta de estar rodeada de "amizades boas", e acima de tudo, ama a Dança.
A Dança surge na sua vida por influência da irmã. "Fazemos doze anos de diferença. Desde sempre que ela dançava e eu queria fazer igual".
Começou a dançar aos seis anos. Lado a lado com a sua irmã, começou numa academia na Póvoa de Varzim. "Quando ela seguiu a Dança, num âmbito mais profissional, andei sempre junto dela. Até hoje!". Francisca formou-se profissionalmente na escola Balleteatro, no Porto.
Em 2017, viu a sua vida mudar com a participação no programa da TVI, o Let´s Dance. "Vi o anúncio para o programa. Tinha de enviar um vídeo de dois minutos a dançar. Super simples! Não disse nada a ninguém. Fi-lo em segredo".

Passado algum tempo, durante uma aula de contemporâneo, recebeu uma chamada a confirmar que tinha sido selecionada para os castings. "Nem estava a acreditar! Contei logo à minha família. Nesse dia tive a certeza que algo de bom estaria para vir".
Casting após casting, Francisca chegou às galas em direto. Foi aí que começou uma nova aventura.

Atualmente, Francisca Marques dá aulas no AM Dance Studio, localizado na Póvoa de Varzim. Esta escola de dança pertence à sua irmã, a quem Francisca deve, também, o sucesso que tem. "Se não fosse ela, talvez não tivesse estas oportunidades que tenho tido". Para além de fazer trabalhos comerciais, a jovem é bailarina do cantor David Carreira.
"Foi uma oportunidade inesperada. O próprio entrou em contacto comigo através do Instagram. Queria que eu fizesse parte da sua 7 Tour, e assim foi. Trabalho com o David há um ano".
Ao longo do seu percurso enquanto bailarina profissional, já pisou muitos palcos. Confessa que o que mais gostou e mais adrenalina lhe causou foi o Altice Arena, no concerto 360º do David Carreira.

"O dia 30 de novembro foi um dia muito especial. Estivemos uma tour inteira à espera deste espetáculo. E que espetáculo! Éramos 18000 pessoas. Esgotámos o Altice Arena. Confesso que a dançar quase uma hora e meia, não fiquei cansada pois estava tão feliz que me abstraí do cansaço. Senti uma adrenalina inexplicável!".
Francisca associa o ser bailarina ao ser atriz ou ator. Para a jovem as duas vertentes conjugam-se. Um bailarino também tem que criar uma personagem em palco, passar algo ao público que o assiste, e acima de tudo ter autenticidade.
A jovem tem como sonho ser bailarina da Beyoncé. A cantora é uma das suas maiores inspirações. “Eu para além de dançar, adoro criar. Para mim, montar um espetáculo do início ao fim, é das melhores sensações que há. Para isso, vou buscar inspirações a ela”.
A bailarina visa que a dança não é fácil, principalmente, em Portugal e para quem o quer fazer profissionalmente. “A chave para o sucesso é o trabalho e o empenho que colocámos nas coisas”.
Francisca Marques aconselha os jovens bailarinos a serem boas pessoas, bons profissionais, a saberem competir, saberem ajudar o próximo e a aprenderem com qualquer situação ou pessoa.

“A base do sucesso profissional é termos os valores certos como pessoas, e é isso que eu e a minha irmã passámos aos nossos alunos. Procurem sempre serem bons profissionais e nunca desistam dos vossos sonhos”.
Por agora, a jovem irá continuar a trabalhar, a cumprir os seus objetivos e a realizar os seus sonhos.
“É continuar a trabalhar e a crescer”.
Créditos:
https://www.facebook.com/pages/category/Arts---Entertainment/AMDanceStudio-349318179317422/
https://www.instagram.com/franciscamarquesoficial/