O Sorriso de quem dança

23-03-2020

Vanda Gameiro tem 38 anos e é natural de Pombal. A viver em Lisboa, é bailarina, coreógrafa e professora. Umas das primeiras pioneiras da Salsa em Portugal, já foi convidada para participar em várias competições de dança enquanto jurada e professora.

Direitos Reservados
Direitos Reservados


A dança surgiu na sua vida um pouco mais tarde do que o habitual. Apesar de sempre ter mantido o gosto pela dança, só quando frequentava o décimo ano, é que se inscreveu no grupo da escola. "A professora sugeriu que fosse para umas aulas de jazz e moderno mais avançadas, em Leiria, e assim foi. Quando terminei o 12° ano, quase me obrigou a fazer a audição para a Escola Superior de Dança, em Lisboa", conta.

A formação de Vanda é de Dança Jazz e Moderno. Mais tarde, formou-se, também, em Dança Clássica e Contemporâneo. Depois, especializou-se em danças sociais latino-americanas, nomeadamente, Salsa. A bailarina é licenciada em dança no ramo de espetáculo pela Escola Superior de Dança.

Face à questão de qual o seu estilo preferido, Vanda não conseguiu escolher um. "Gosto de dança! Gosto que mexa comigo e de preferência que tenha uma boa mensagem", confessa.

Vanda descreve-se como uma bailarina "esforçada e apaixonada" e uma professora "paciente e dedicada". Enquanto coreógrafa diz ser uma pessoa "orgânica" e que gosta de tirar o melhor de cada intérprete. "Preocupo-me com a estética, mas muito mais com o conteúdo. A dança é a minha vida! Quero muito passar uma mensagem através da dança e continuar a inspirar e a partilhar a minha paixão com os outros".

Ao longo do seu percurso, Vanda já teve oportunidade de realizar vários workshops. Teve o privilégio de ter contacto com vários professores pelo mundo fora, destacando como coreógrafo e bailarino, Rui Horta.

O par de Vanda é Nuno Furtado. A parceria surgiu por acaso. "Em 2000, entramos os dois na companhia Espasso Latino, escreve-se mesmo assim, vem de passo de dança, e a coreógrafa juntou-nos", conta.


Ao início, a dupla era a que tinha menos experiência na área da Salsa. Tiveram que trabalhar em dose extra para estar ao nível dos restantes. "Depois nunca mais paramos. Em 2004 saímos da companhia e começamos a viajar só os dois. Viajávamos quase todos os fins de semana para um evento diferente, num país diferente", diz.

Vanda e Nuno percorreram o mundo a dançar e a dar workshops. Chegaram a ser embaixadores da Salsa, no Líbano, júris em várias competições de dança e cabeças de cartaz em inúmeros eventos. Coreógrafos das duas temporadas do programa Achas que Sabes Dançar, na SIC, e do Let´s Dance, na TVI, também participaram na primeira temporada do programa Portugal tem Talento, na RTP, onde conseguiram alcançar o terceiro lugar. "Estou muito orgulhosa do nosso percurso. Foi duro, mas muito prazeroso", confessa.

Direitos Reservados
Direitos Reservados


As parcerias com os programas de televisão são para a bailarina muito enriquecedoras. "Geralmente trabalhamos com muito pouco tempo, mas com bailarinos de grande talento o que é um desafio incrível para um coreógrafo", diz.

Vanda gosta de criar para o intérprete em causa. Essa mesma experiência traz-lhe muita alegria, aprendizagem e crescimento enquanto profissional e pessoa.

Há oito anos, Vanda fundou, juntamente com os seus sócios, o Jazzy Dance Studios. "O projeto surgiu da junção de duas escolas, a do Nuno e do Guima com a do Álvaro Lopes e Ana Gasparinho". Hoje, contam com três espaços em funcionamento e um "quase a arrancar", conta. A Jazzy foi criada com o objetivo de formar "um dance center", onde os bailarinos pudessem encontrar um espaço de partilha entre todas as "tribos". Propuseram-se "a apostar na dança em Portugal e ajudar na sua divulgação... acho que aos poucos estamos a conseguir. Eu adoraria ter tido uma Jazzy quando comecei a dar os primeiros passos na dança!".

A Jazzy é classificada como um espaço de topo. Um local onde se pode encontrar uma variedade de estilos de dança e um ambiente familiar e descontraído. Dada a situação atual do país e do mundo e face à impossibilidade da realização de aulas físicas, entre o dia 23 e 28 de março, serão proporcionadas aulas em live através do instagram da Jazzy Dance Studios. 


Face à disparidade de Portugal em relação a outros países, Vanda confessa que, efetivamente, existem países que valorizam a dança de outra forma. "Apostam, investem e têm profissionais incríveis. Todo o investimento e interesse numa área vai-se refletir na qualidade e quantidade de pessoas que a praticam. Daí, é normal que haja países que estão muito à nossa frente". No entanto, considera que Portugal está no bom caminho. "Estamos a construir uma boa comunidade em várias áreas da dança", afirma.

Direitos Reservados
Direitos Reservados


Atualmente, Vanda encontra-se dedicada à sua companhia de dança Step of Mind. Coreografou dois espetáculos que estiveram em cena, o Humanology e o Addiction. "Tenho estado a tentar pôr o Addiction em mais teatros e não está a ser nada fácil, mas o feedback do público tem sido muito positivo e isso motiva-me a não desistir", confessa.

No passado dia 21 de março, arrancou a primeira Convenção #EuDançoEmCasa. A mesma, foi organizada por Cifrão. Consiste num conjunto de aulas dadas através da plataforma Instagram. São vários os profissionais, professores/bailarinos, trinta no total, que a partir das suas casas, irão proporcionar aos seguidores momentos de atividade física, neste período de quarentena. Vanda dará aula de Salsa Footwork com a sua irmã, também bailarina, Inês Gameiro. Pode acompanhar a live às 18 horas, do dia 30 de março, no instagram de Inês.


Vanda Gameiro, uma profissional de mão cheia, vê na dança a sua liberdade, a sua paixão.

Direitos Reservados
Direitos Reservados


"É a minha vida! Quero muito passar uma mensagem através da dança e continuar a inspirar e a partilhar a minha paixão com os outros".


Créditos:

https://www.instagram.com/vanda_gameiro/

https://www.instagram.com/gameiroines/

https://www.instagram.com/jazzydancestudios/

https://dance.jazzy.pt/



© 2020 Blog da Viviana. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora